SISTEMA DE AVALIAçãO

A avaliação do processo de ensino aprendizagem é uma prática de investigação diagnóstica, contínua, cumulativa, sistemática, participativa e interativa, com a finalidade de verificar como ocorreu a aprendizagem. É um processo abrangente, envolvendo a aprendizagem do aluno e a prática do professor.

O ato educativo é percebido como um todo onde ensino e aprendizagem ocorrem simultaneamente, onde a avaliação e recuperação fazem parte desse processo, acontecendo permanentemente num mesmo tempo pedagógico, uma vez que é parte indissociável do processo, cujo compromisso maior é a aprendizagem.

A avaliação da aprendizagem é realizada ao longo de cada trimestre e ao final das atividades escolares anuais, pela análise de dados coletados sobre o desempenho do aluno.
 Os resultados da avaliação da aprendizagem são registrados por notas trimestrais na escala de 0 (zero) a 100 (cem).

As expressões do resultado dos estudos de recuperação são consideradas na nota trimestrais.

Aplicam-se às notas trimestrais os seguintes pesos:

  • 1º trimestre –  peso trinta (30)
  • 2º trimestre – peso trinta (30)
  • 3º trimestre – peso quarenta (40)

A média anual por componente curricular é expressa pela média ponderada das notas dos trimestres.

A média final por componente curricular será calculada:

 

 O Colégio oferece estudos de recuperação vinculados aos objetivos específicos não atingidos pelo aluno.
 O processo de estudos de recuperação é paralelo ao processo de ensino e aprendizagem, e realizar-se-á ao longo do ano letivo.
 
Obs: A impossibilidade da realização das avaliações dos alunos, exceto as justificadas por atestado médico, implicará em uma redução de 20% da nota.